28 de outubro de 2010

“As representações do professor de direito” – Obra comemorativa dos 10 anos da ABEDI

A Diretoria da ABEDi torna público, para toda a comunidade de associados, que está recebendo artigos para o processo de seleção e publicação no Livro comemorativo dos 10 anos da ABEDi sob o título “As representações do professor de direito”.
15

OBJETIVO DA OBRA:
Em 2011, a ABEDi comemorará 10 anos de atividade em prol da educação superior em direito. Desde a sua fundação, professores, alunos e instituições de ensino participaram das suas iniciativas. Seus congressos e publicações trouxeram propostas voltadas para a melhoria do currículo da graduação, dos critérios de avaliação do Ministério da Educação, da gestão acadêmica e das metodologias de ensino. Às vésperas de completar uma década de existência, a ABEDi quer estimular uma reflexão sobre os desafios de ser professor de direito. Para tanto, uma pergunta preliminar se impõe. O que significa ser professor de direito?
Após o fracasso dos modelos de ensino atualmente adotados – e mesmo a despeito dos avanços nos sistemas de avaliação – é hora de os professores se questionarem sobre o seu papel nas IES, no meio jurídico e na sociedade. O que os une e os distingue? Quais as habilidades e competências requeridas para ser o futuro profissional da educação superior em direito? Qual o papel que o professor tem desempenhado na sociedade? O que deve ser feito para formarmos o professor de direito que o país precisa? Sem descurar de outros temas também relevantes para a melhoria da qualidade dos cursos jurídicos no Brasil, a presente obra espera despertar um debate que até então parece ter estado oculto ou à margem das preocupações dos atores regulatórios e dos espaços associativos.
A ABEDi convida os professores de direito a olharem para si próprios e discutirem o seu papel enquanto protagonistas na formação da cultura jurídica brasileira. Convidamos todos os associados a enviarem textos de sua autoria para compor este livro até o dia 31 de março de 2011. Os textos serão avaliados por comissão a ser formada pela diretoria. Aquelas contribuições não selecionadas para compor o livro poderão, sob a autorização de seus autores, ser direcionadas para outras publicações da Associação.